
Muitos falam que a música evangélica fez crescer a música católica, mas... O nome das notas (dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí) tema sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano(990-1050), que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamadosistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras 6 frases dotexto de um hino a São João Baptista em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono (aprox.720 - 799), eram:
Ut queantlaxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.
que significa algo como "Para que os teusservos possam cantar as maravilhas dos Teus Actos admiráveis, absolve as faltasdos seus lábios impuros".
Mais tarde Ut foi substituído por Do, por ser umasílaba mais cantável, e foi adicionada a sílaba Sí, como abreviação de SanteIohannes (São João). A sílaba Sol chegou a ser mais tarde encurtada para So,para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem todas por uma vogal.
As sílabas ut, ré, mí, fa, sol e la, chamadasvozes, não correspondiam a alturas absolutas na escala, mas apenas a graus numhexacorde. A altura das notas era designada por letras de A a G. A partir de umtrecho escrito num modo eclesiástico qualquer, podia-se transpô-lo de uma 4ª,5ª ou 8ª sem modificar nenhuma das vozes sobre as quais o trecho seria cantado.Uma sequência ré-mí-fa transposta de uma 4ª continuava a ser consideradaré-mí-fa, na solmízação, e não sol-la-sí bemol como no sistema actual, emborafosse designada por G-A-Bb em vez de D-E-F. Mais tarde, nos países latinos,adoptou-se a designação «Dó Ré Mí Fá Sol Lá Sí Dó» para representar «C D E F GA B C».
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